Associação dos socorros mútuos dos policias militares do estado de são Paulo.
Rumo ao centenário da mútua
“100 Anos – edição histórica”
Temos a honra de elevar o conceito de Associação em todo território brasileiro, nos termos do artigo 3º do nosso Estatuto Social em vigor, proporcionando aos nossos associados, assistência jurídica, assistência securitária, lazer, recreação e atividades culturais.
Devemos esclarecer de público, que a Mútua é a mais antiga das associações da Policia Militar do Estado de São Paulo, fundada em 03/09/1919, sem fins lucrativos e considerada de Utilidade Pública pela Lei Estadual nº 521 de 01 dezembro de 1949, com sede à Rua Dr. Jorge Miranda, 695 – Luz – São Paulo/SP.
Há cem anos um grupo de sargentos caçadores, resolveu associar-se em pról de seus pares, recolhendo uma contribuição mensal com intuito de assistir aos que por ventura vivenciassem momentos difíceis de qualquer ordem, financeira, pessoal, funcional, enfim, de todo tipo.
Em tempos difíceis, a Mútua esteve sempre ao lado de seu quadro associativo, e por conseguinte, ladeando a Polícia Militar, seu núcleo gerador.
No brasão da Polícia Militar do Estado de São Paulo, destacam-se as estrelas representativas que simbolizam suas atuações nos momentos históricos em defesa do Estado de São Paulo e agindo sempre pela legalidade em pról de seus cidadãos:
· 1ª ESTRELA - 15 de dezembro de 1831, criação da Milícia Bandeirante;
· 2ª ESTRELA - 1838, Guerra dos Farrapos - combate para prevenir o avanço dos rebeldes gaúchos;
· 3ª ESTRELA - 1839, Combate aos índios Coroados (ou Caingangues) para a colonização dos Campos de Palmas, no sul do Paraná;
· 4ª ESTRELA - 1842, Revolução Liberal de Sorocaba;
· 5ª ESTRELA - 1865 a 1870, Guerra do Paraguai;
· 6ª ESTRELA - 1893, Revolta da Armada (Revolução Federalista);
· 7ª ESTRELA - 1896, Questão dos Protocolos - intervenção das tropas de Cavalaria e Infantaria da Força Pública, no conflito entre representantes da colônia italiana e estudantes nacionalistas de São Paulo;
· 8ª ESTRELA - 1897, Campanha de Combate à Canudos;
· 9ª ESTRELA - 1910, Revolta da Chibata;
· 10ª ESTRELA - 1917, Repressão à Greve Geral Operária de 1917;
· 11ª ESTRELA - 1922, "Os 18 do Forte de Copacabana" e Sedição do Mato Grosso;
· 12ª ESTRELA - 1924, Revolução de São Paulo e Campanhas do Sul;
· 13ª ESTRELA - 1926, Campanhas do Nordeste e Goiás (Combate à Coluna Prestes);
· 14ª ESTRELA - 1930, Revolução Outubrista de Getúlio Vargas;
· 15ª ESTRELA - 1932, Revolução Constitucionalista;
· 16ª ESTRELA - 1935/1937, Combate à movimentos extremistas (Intentona Comunista e Ação Integralista Brasileira);
· 17ª ESTRELA - 1942/1945, 2ª Guerra Mundial;
· 18ª ESTRELA - 1964, participação na Contra Revolução de 1964.
Observamos, portanto, que a Mútua esteve presente e fazendo parte integrante da história da PMESP, a partir da conquista de sua 11ª estrela, em 1922, “os 18 do forte” de Copacabana e a sedição do mato grosso e não parou mais, sempre auxiliando, orientando e defendendo seus associados e a instituição, se objetivando e se modernizando buscando acompanhar os anseios e necessidades impostas pelo tempo aos seus.
Muito se pôde observar ao longo de 100 anos, muito se pôde transmitir como legado pelos nossos antecessores, o que nos ajuda a manter de pé esta secular entidade que já fez e fará história, e para muitos fez a diferença, de mãos estendidas e de braços abertos, sempre acolhendo seus pares, com a missão precípua que lhe foi atribuída em seu nascimento.
Todos os seus presidentes e diretores, fizerem, ao longo dos anos, todo o possível para que esta missão fosse cumprida, e agora no mandato do Tenente PM Carlos Sena de Souza, atual presidente não poderia ser diferente, cabendo a ele conduzir a entidade ao centenário, e ele tem feito valer o legado dos caçadores, estimulando dia a dia a sua diretoria a se empenhar ao máximo nesta conquista, em busca sempre do melhor para a entidade, seu quadro associativo e para a instituição.